Lamana Camargo

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São Paulo, SP, Brazil
jornalista, consultor de marketing, 44 anos, casado, brasileiro, palmeirense

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DICAS DE VENDAS

Seguem abaixo algumas dicas que recebo periodicamente do Portal VENDA MAIS (www.vendamais.com.br) e que podem servir para nosso trabalho do dia-a-dia de negócios e marketing.

Obrigado e estou à disposição para ajudá-lo e retribuir sua atenção.

Antonio Carmo Lamana Camargo
consultor de marketing
lamanacamargo@hotmail.com
antonio@artevivapublicidade.com.br
(11) 7589 3050 / 2442 2442

E-ZINE VENDAMAIS - Ano 11 Nº 15 – 13/04/09

1) Vendas ­– 5 dicas para vender serviços
1-) É vital conhecer o ramo de negócios do cliente assim como as características do serviço que você vende.
2-) Use o processo de venda que levanta, no início da entrevista, as necessidades do cliente. Tenha questões pré-elaboradas que façam você perguntar menos, mas que permitam obter respostas de qualidade.
3-) Demonstre, com clareza, como as características de seu serviço suprem as necessidades do cliente. Ponto a ponto.
4-) Faça uma proposta específica para cada consumidor, demonstrando a diferença
entre a situação atual e a situação
proposta. Sempre com uma boa demonstração financeira.
5-) Apresente o testemunho de clientes atuais como prova da qualidade dos serviços que vende.

João Alberto Costenaro é palestrante e consultor de vendas da Seleta Consultoria e Treinamento. É master practitioner em PNL. Visite o site: http://www.seleta.com.br/

2) Serviços – Coloque em prática o ciclo PFAA
Planejar – Antes de qualquer coisa, planeje a venda de serviços, a começar pela previsão da demanda.
Fazer – Execute o trabalho em si.
Avaliação – Mensure constantemente a satisfação do cliente com o serviço vendido.
Ação – Procure traçar ações relativas à melhoria contínua e ao ajuste das necessidades do cliente.

Claudius D’Artagnan Barros é diretor e fundador da Propar Gestão Empresarial e autor de vários livros, entre eles Excelência em serviços.Visite o site: http://www.qualidadepropar.com/

3) Negócio – 7 passos para tornar seu processo efetivo
1-) Organize seu pessoal em equipes, por processo de negócio.
2-) Sugira que cada equipe faça um cronograma de eventos.
3-) Peça que os colaboradores tornem seu processo à prova de erros, conseguindo:
- Achar erros comuns.
- Identificar erros que estão para acontecer.
- Desenvolver procedimentos a fim de reduzir as chances de ambos acontecerem.
4-) Diga para cada equipe otimizar seu processo:
- Removendo passos e pontos de controle desnecessários.
- Desimpedindo pontos complicados.
- Simplificando a papelada.
- Adiando algumas atividades para evitar complicações no horário de pico.
- Identificando atividades repetidas em outro lugar.
5-) Faça com que os funcionários meçam seu processo:
- Quanto tempo demoram para completar a etapa?
- Onde ocorrem os atrasos?
- Onde as coisas saem erradas?
6-) Faça com que os colaboradores revisem a performance dos processos regularmente.
7-) Dê a cada equipe o tempo e as habilidades para melhorarem os processos.

Ian Brooks escreveu dez livros sobre gerenciamento de negócios e cuidados com o cliente. Palestrante muito requisitado e internacionalmente reconhecido, Ian inspira mais de 180 grupos por ano.

4) PARA TERMINAR:
A importância da venda – Robert Louis Stevenson
“Todos vivem de vender alguma coisa”