Lamana Camargo

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
jornalista, consultor de marketing, 44 anos, casado, brasileiro, palmeirense

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Líder, eu?



Por Fábio Azevedo
www.lideraonline.com.be


Líderes surgem, crescem, aparecem e não se autointitulam. Eles são reconhecidos e seguidos, colocados no topo. O verdadeiro líder não busca a liderança, executa-a de fato, com instinto e também com habilidades e competências, que podem ser adquiridas e compreendidas, porém não pré-concebidas.

Liderar é muito mais que simplesmente dar ordens, apontar o dedo e mandar fazer. Um líder puxa a fila, dá o exemplo e pode sim ser servidor. Entretanto, ele precisa inspirar confiança, identificar habilidades e aprender a diferença entre os desejos e as necessidades de seus colaboradores. Comandar é uma competência que pode e deve ser adquirida, mas floresce dentro daqueles que, muitas vezes, só possuem o instinto de liderança.

E você, será que é um líder? Será que gostaria de ser? Está disposto a pagar o preço? Pois bem, se respondeu positivamente essas perguntas, seja bem-vindo ao time dos que pegam no pesado, preocupam-se com o todo, geralmente trabalham mais que os outros e procuram sempre ser o exemplo a ser seguido. Mas não se preocupe. Caso você tenha entrado para esse grupo, suas recompensas virão em breve!

Um líder nato costuma ter sobrenomes, como: iniciativa, perseverança, objetividade, paciência, flexibilidade, sensatez, justiça, positivismo e compromisso. Qualidades assim estão sempre presentes naqueles que são reconhecidamente bem-sucedidos, que lideram por prazer e satisfação, sentem e fazem o que precisa ser feito, independentemente da quantidade de carga que terão de assumir.

O líder promove autoestima e automotivação, faz com que seus liderados sintam prazer em seguir seus passos, gera a alegria e satisfação no ambiente em que atua e contagia a todos com seu alto nível de motivação. Dessa forma, sempre adquire lucros, produz resultados e mantém os colaboradores na mesma direção, rumo ao objetivo em comum.

Aquele que lidera precisa ter comunicação direta, objetiva e franca, sempre dizendo o que deve ser dito, sem delongas e pormenores. Somente assim suas palavras terão o efeito necessário e sua visão será compreendida. Em contrapartida, constantemente sabe a hora de fazer elogios, incentivar e mostrar reconhecimento pelo trabalho bem-feito, pois todo e qualquer funcionário adora quando seu líder agradece e elogia sua tarefa bem desempenhada. Esse simples gesto pode transformar um homem e revolucionar uma empresa, porque o elogio é o combustível do liderado dedicado.

Um líder que objetiva o sucesso possui uma maneira de liderança 360º, pois seu poder de influência abrange desde seu chefe até o colaborador com atribuições mais simples no processo hierárquico, mas isso só acontece quando o líder faz seu trabalho com excelência, entrega resultados, metas e objetivos cumpridos.Para você ser um líder, sua principal tarefa, a partir de agora, será ouvir, observar, servir, executar e concluir. Assim, seus passos serão seguidos, sua voz será ouvida, sua energia influenciará a todos a sua volta e, naturalmente, sua liderança será conhecida e reconhecida.