Lamana Camargo

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São Paulo, SP, Brazil
jornalista, consultor de marketing, 44 anos, casado, brasileiro, palmeirense

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Digital Age 2.0 | 5 tendências para o marketing digital


NOTA da Luciana

11:53

Terminou agora há pouco a apresentaçao do Steve Rubel, diretor de insights da Edelman Digital, aqui no Digital Age 2.0, no WTC, em Sao Paulo. Hoje é o 2o dia. Plateia lotada, a palestra começou diferente - Steve nao veio ao Brasil. Fez a apresentaçao por videoconferência, que foi patrocinada pelo Skype. Rubel, quem diria, começou confessando que nunca havia feito uma apresentaçao virtual antes :- ). O título era 'Para onde a tecnologia digital vai levar o marketing - entenda antes que seja tarde' e o palestrante optou por apresentar 5 tendências para as quais devemos olhar para nao perder o trem do Marketing Digital. 27/08 Luciana van Deursen Loew


A 1a tendência é a da 'Satisfaçao Garantida' - o principal objetivo de uma empresa deve ser a satusfaçao do consumidor - independentemente de que mídia se use. As mídias sociais só têm a ajudar e facilitar esse trabalho, já que podem e devem ser usadas em forma de Customer Care e PR. Usando o Facebook, o Twitter, blogs e outras ferramentas disponíveis, a empresa pode escutar o consumidor com um alcance e abrangência muito maiores. Rubel apresentou o conceito de 'Embaixadas Digitais', através das quais as empresas criam relacionamentos com os consumidores. Nos EUA, as principais sao Facebook e Twitter, mas cada regiao tem as suas próprias e é preciso descobri-las. 27/08 Luciana van Deursen Loew

A 2a tendência é a 'Media Reforestation', ou Reflorestamento da Mídia - é o período de caos que estamos vivendo, em que veículos fecham a todo momento enquanto novos vao surgindo na web. Vai culminar no reflorestamento, num ambiente totalmente renovado. Para se preparar para isso, Rubel sugere uma análise profunda do ecossistema de mídia e garante que tudo o que é social deve ser visto como mídia também. "All social is media, all media is social", afirmou. Além disso, também será necessário repensar a forma de mensurar os resultados - tudo mudou, nao se pode mudar os formatos levando os mesmos preceitos. 27/08 Luciana van Deursen Loew

A 3a tendência é a 'Less is More', o Menos é Mais - ou seja, é necessário filtrar, filtrar e filtrar. Saber ignorar e receber só o que for de qualidade. 27/08 Luciana van Deursen Loew

A 4a sao os 'Corporate All Stars' - os funcionários da empresa que vestem a camisa e plantam a semente da companhia, ajudando a semear a imagem que se deseja. Citou resultados de pesquisas que dizem que uma pessoa precisa escutar a mesma mensagem de 4 ou 5 fontes diferentes para passar a acreditar nela. Portanto, é necessário ativar os funcionários para formar um time de pessoas que espalhem a mesma mensagem. No mundo digital, isso pode significar que eles tenham blogs, contas no twitter ou falem da empresa nos sites de relacionamento. Mas nao se deve confundir isso com incentivos pagos - as mensagens devem ser autênticas e a empresa deve apenas incentivá-los, dando a necessária independência, e claro, escutando o que for dito.27/08 Luciana van Deursen Loew

A 5a e última tendência é o 'Power of Pull' - O poder de se retrair, de esperar o cliente chegar até você, ao contrário do que muitos fazem quando tentam empurrar mensagens, ideias e produtos o tempo todo, invadindo o espaço do consumidor, mesmo que este seja digital. E é necessario criar conteúdo para ser encontrado. Todas da Luciana no Blue Bus.27/08 Luciana van Deursen Loew

BLUE BUS: Digital Age 2.0 | Michel Lent cria a 'infobesidade' |


nota do Marinho

18:52

Obesidade, engarrafamentos e a dificuldade em comercializar publicidade nas mídias digitais - o que todas essas coisas têm em comum? Segundo Michel Lent, gerente geral da Ogilvy Interactive, esses problemas sao fruto da abundância que caracteriza os novos tempos. Segundo Lent, o modelo publicitário sempre se baseou na venda de espaços escassos. Porém, hoje vivemos uma era de multiplicaçao de conteúdos - a “infobesidade”, como definiu - em funçao da facilidade que as pessoas encontram para publicar e também consumir informaçoes na web. Isso complica o processo de decisao de agências e anunciantes e desvaloriza os espaços dos veículos online. 27/08 Luiz Alberto Marinho

Para Lent, a soluçao passa por investir em interaçao, envolvimento e relevância do conteúdo oferecido, reduzindo o foco nas métricas quantitativas (leia em nota anterior da Luciana). “O valor nao está na quantidade, seja de pessoas ou acessos, e sim no tempo (que as pessoas gastam no site) e na relevância”, disse Lent. Ele acredita que para ocupar um espaço maior na mente dos consumidores é preciso conquistar uma fatia maior do seu tempo. Isso significa acompanhá-los em seus deslocamentos e principalmente oferecer informaçoes, entretenimento e serviços úteis que façam com que as pessoas tenham interesse em acessar determinado site ou interagir com determinada marca. Como bons exemplos disso Lent apresentou os cases da Foat Ecoville, a Recepedia, da Unilever e o Nike Run. Todas doMarinho no Blue Bus. E veja o blog. 27/08 Luiz Alberto Marinho