
por danieldamelio
em 18 de Agosto de 2009 às 5:04 pm
Mais do que o conhecimento que adquiriu em suas inúmeras pesquisas, aulas e consultorias prestadas, o aclamado Philip Kotler, aos 78 anos (e demonstrando muita disposição), possui a sabedoria que vem com a maturidade. Talvez seja parte dessa sabedoria que ele deseje transmitir ao conclamar os profissionais presentes no Fórum Mundial de Marketing e Vendas para “deixar ir”, ou “deixar morrer”, planos, projetos, intenções, sonhos e convicções.
Sua palestra fala do marketing na turbulência (leia-se: em tempos de crise econômica mundial). De início, ele já cita o guia espiritual Dalai Lama: “A adversidade nos desperta”. Não podemos saber quão espiritualizado Kotler é, mas podemos inferir que é preciso algo de desapego para despertar e seguir alguns de seus conselhos. Deixar ir é desafiante.
Fechar as portas da empresa que está no declínio irrecuperável é um desses conselhos, cuja operacionalização depende muito mais do que frieza. Sabemos bem quantos de nós nos afogamos abraçados a uma iniciativa que naufraga (inclusive na vida dita “pessoal”). Saber a hora de parar, fechar ciclos. Que difícil!
Prosseguindo em suas sentenças capitais, Kotler humildemente cita seu colega Vijay Govindarajan para recomendar: “esqueça seletivamente o passado”. Em resumo, Kotler nos aconselha a abandonar os seguintes lastros:
· programas que não estejam dando certo;
· o hábito de dar descontos em suas melhores marcas;
· a tentação de colocar preço alto em marcas de menor custo;
· lucros imediatos (em prol do market share futuro);
· clientes, segmentos e localizações não lucrativos;
· produtos e marcas que não vendam bem ou que não sejam lucrativos;
· anúncios e promoções que não estejam dando resultados;
· distribuidores de desempenho medíocre.
Trocando em miúdos, a mensagem do professor é: coragem para realizar a destruição criativa!
Já que sabemos o que está “em baixa”, na visão de Kotler, vejamos que está “em alta”,acompanhando a cobertura dessa e de outras palestras do Fórum que está sendo realizado pela HSM, hoje e amanhã.