Lamana Camargo

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São Paulo, SP, Brazil
jornalista, consultor de marketing, 44 anos, casado, brasileiro, palmeirense

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DICAS DE VENDAS

Seguem abaixo algumas dicas que recebo periodicamente do Portal VENDA MAIS (http://www.vendamais.com.br/) e que podem servir para nosso trabalho do dia-a-dia de negócios e marketing.
Obrigado e estou à disposição para ajudá-lo e retribuir sua atenção.

Antonio Carmo Lamana Camargo, consultor de marketing

lamanacamargo@hotmail.com ou antonio@artevivapublicidade.com.br
(11) 7589 3050 / 2442 2442


E-ZINE VENDAMAIS - Ano 11 Nº 16 – 20/04/09 -

1) Prospecção – 5 dicas para aumentar as vendas conquistando novos clientes
a-) Organize seu dia de trabalho e priorize a prospecção.
b-) Se levar um “não”, pense em alternativas futuras que possam aproximá-lo desse cliente – nunca desista.
c-) Participe de encontros de vendas, seminários, networks e faça sua propaganda, você precisa estar na vitrine.
d-) Depois de cada encontro, selecione os cartões de visitas e faça um contato para se aproximar dos clientes.
e-) Prepare um telemarketing efetivo buscando o decisor, pois é ele quem decide.

André Silva é palestrante da AJS Consultoria e ministra cursos e palestras nas áreas de vendas, atendimento, motivação, gestão de pessoas, entre outros temas. Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br.

2) Vendas – 10 qualidades do vendedor profissional
a-) Ambição e vontade de vencer – O primeiro passo para o sucesso do vendedor é ter vontade de crescer na profissão. Para isso, é fundamental que se conscientize de “aonde quer chegar”, logo no início da carreira.
b-) Comprometimento e dedicação ao trabalho – O sucesso do profissional de vendas é consequência do sucesso de seus clientes. Empenho, dedicação e cumprir com o que se propõe são ingredientes que os clientes valorizam no vendedor.
c-) Atitude positiva – Ser fiel cumpridor de obrigações, ao contrário do que muitos pensam, só leva à mediocridade. Deve-se ter sempre em mente que o diferencial está nas ações facultativas. Aja de forma proativa!
d-) Habilidade para ouvir – Vende bem quem tem a capacidade de ouvir e entender o cliente. Pois somente assim o profissional poderá identificar suas necessidades e problemas para oferecer a alternativa adequada com os benefícios e utilidades dos produtos e serviços.
e-) Habilidade para se relacionar com as pessoas – De nada adiantará competência técnica se a habilidade de relacionamento interpessoal do vendedor for de baixo nível. Portanto, nessa atividade, é de vital importância gostar e entender de gente, ser comunicativo, compreensivo, flexível e empático.
f-) Competência profissional e criatividade – O vendedor deve ter bom domínio da profissão, sendo conhecedor dos seus produtos e serviços, mercado, clientes, concorrentes, sua empresa e, sobretudo, de si próprio. Também precisa evitar a mesmice, com atitudes inovadoras, pois os clientes estão sempre à espera de novidades.
g-) Boa aparência pessoal – Uma má apresentação pessoal reflete a imagem de um profissional relaxado, o que afugenta clientes.
h-) Orientado para soluções – Para fazer boas vendas, é fundamental manter o foco no cliente a fim de identificar problemas e solucioná-los. Agindo assim, a venda passa a ser consequência de um trabalho de qualidade, agregando valor ao produto.
i-) Ser planejado – O vendedor de sucesso é consciente de que vendas é consequência de uma ação combinada de esforço mental e físico. Antes de partir para ação, ele planeja todo o seu trabalho, elaborando roteiros de visitas, agendando contatos, colocando todo o material de trabalho em ordem, de modo a não perder tempo nem tomar o do cliente, que sempre é precioso.
Ser motivado e persistente – Para ser um vendedor de sucesso, é fundamental que o profissional seja dotado de muita motivação, entusiasmo, autoconfiança, perseverança, não se dando por vencido com os “não” dos clientes.

Antônio P. B. Braga é palestrante e instrutor de vendas e qualidade no atendimento da Sagra Consultoria em Vendas. É autor do livro Quer vender bem? Deixe de ser vendedor! e coautor do livro Gigantes das vendas, da editora Landscape/VendaMais. Para saber mais sobre o palestrante, visite o site: www.sagracv.com.br

3) Incentivos – Para não ter de motivar todo mês
Existem empresas em que os funcionários viciaram em planos de incentivo e motivação. Só se esforçam ante a perspectiva de uma recompensa. Para evitar que isso aconteça na sua empresa, siga estes passos:
a-) Demore para contratar, mas demita rápido. Ou seja, não se preocupe em gastar tempo para encontrar a pessoa certa, que vai ser o melhor para a empresa, nem hesite em despedir aquele funcionário que acaba com o moral de qualquer instituição com reclamações e sabotagens a ideias e mudanças – sejam essas sabotagens conscientes ou não.
b-) Comunique-se com seu pessoal de maneira clara e direta todos os dias.
c-) Mais do que falar, dedique-se a escutar e perguntar.
d-) Seja justo com todos em sua empresa. Assim, você evitará fofocas do tipo “o que será que ela (ele) fez para conseguir esse cargo?”.
e-) Forneça feedback sempre.

Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de consultoria e treinamento de gestores, e cofundador da National Association for Employee Recognition (Associação Nacional para Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso estão 1001 maneiras de premiar seus colaboradores e Faça o que tem de ser feito.

4) PARA TERMINAR: Mercadoria – Plauto
“Para a mercadoria de venda difícil, é preciso que se atraia o comprador; mercadoria boa facilmente encontra comprador”





Conectado no Banheiro

Quando a gente menos espera, surgem novidades tecnológicas que nos impressionam...
Confira abaixo:




Newsletter Pequenas Empresas Grande Negócios - 22/04/2009
Torneira permite a usuário conferir e-mails

A tecnologia pode estar em lugares jamais imaginados, inclusive nas torneiras dos banheiros. A iHouse, empresa brasileira de automação, lançou recentemente a SmartFaucet, uma torneira hi-tech que permite ler e-mails enquanto se faz a barba ou se escova os dentes.
As funções da SmartFaucet não param por ai. Por meio de um sensor, ela é capaz de reconhecer o rosto do usuário e regular a temperatura da água da maneira que ele preferir. O bocal da torneira muda de cor de acordo com a temperatura. Fica azul quando a água está fria, vermelho quando está quente e rosada se está morna. Além disso, o gadget fornece calendário, previsão do tempo e agenda. O painel é touchscreen.
Por enquanto, a SmartFaucet ainda é um conceito, porém o fabricante prevê seu lançamento para 2010.