Lamana Camargo

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
jornalista, consultor de marketing, 44 anos, casado, brasileiro, palmeirense

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vint Cerf e o futuro do jornalismo

28.05.09
Renato Cruz,
O Estado de S.Paulo
Seção:
Internet, Jornalismo 20:08:26.

Vint Cerf é chamado de "pai da internet". Ao lado de Robert Kahn, ele criou na década de 1970 o TCP/IP, protocolo que permite a conexão de redes de tecnologias diferentes, adotado pela rede mundial. Atualmente vice-presidente do Google, Cerf falou hoje (28/5) sobre o futuro do jornalismo, entre outros temas, em São Paulo.
Os jornais americanos estão em crise. No mundo todo, os meios de comunicação convencionais, como o jornal, o rádio e a TV, enfrentam o desafio de se adaptar à internet. "Os modelos de negócio que funcionaram no passado eram muito presos à economia dos diferentes meios de comunicação", diz Cerf. "Eu acho que a economia da internet é suficientemente diferente para que os modelos de negócios que sustentaram a indústria da notícia tenham que se adaptar."
Por exemplo, uma editora instala um parque gráfico e ele serve somente para imprimir papel. Uma emissora de TV investe em um transmissor, e a única coisa que ele faz enviar o sinal televisão. A internet usa uma infraestrutura de computadores que tem como único limite a capacidade de criação dos programadores. "A indústria de notícias pode entregar todo o tipo de conteúdo, como textos, vídeos e áudio, pela internet", aponta Cerf. "O mundo se torna mais complicado, porém mais rico."
Foto:
Joi Ito/Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário